(15) 3532-3523 (15) 998147-0102 | contato@viaparkurbanismo.com

Saiba o que é automação residencial e suas vantagens

De 7 de junho de 2019Qualidade de Vida
automacao-residencial

Muito utilizada em filmes de ficção científica há alguns anos, a automação residencial já é uma realidade. É claro que ainda faltam alguns aperfeiçoamentos, como melhor integração e preços mais acessíveis, mas estamos caminhando para um futuro promissor nessa área. Ficou curioso? Ainda não sabe o que é automação residencial? Em breve você poderá morar em um residencial com essa tecnologia.

Por isso, no post de hoje vamos solucionar as suas dúvidas a respeito do assunto e apresentar essa incrível solução tecnológica. Então, pegue a sua xícara de chá ou café, sente-se confortavelmente e aproveite a leitura!

O que é automação residencial?

A automação residencial é um conjunto de tecnologias implementadas de forma integrada para formar o conceito de casa inteligente. Ela oferece dispositivos para monitoramento e controle de equipamentos e instalações eletrônicas da sua casa a partir de um aplicativo móvel em qualquer lugar do mundo e horário.

Graças à IoT (Internet of Things) e aos avanços da inteligência artificial, a tecnologia pode ser utilizada de forma ampla, incluindo dispositivos programáveis individualmente, como sistemas de iluminação e termostatos, ou a configuração de mais de um equipamento simultaneamente.

Ou seja, dá para programar luzes, sistemas de aquecimento, refrigeração, tomadas e outros equipamentos para funcionarem de forma integrada, conectados por uma rede de controle remoto. Do ponto de vista da segurança, ela também é importante, pois é possível para incluir sistemas de alarmes, trancas de portas e janelas e ativar detectores de fumaça, câmeras de vigilância, gravação de vídeo ou qualquer outro sensor conectado ao sistema.

Quais são as vantagens da automação residencial?

São muitas as vantagens entregues pela automação residencial. Abaixo, separamos as principais para você conhecer. Acompanhe!

Garante maior segurança

Um dos principais motivos da adoção dessa tecnologia no Brasil é a necessidade de reforçar a segurança doméstica. Estando em casa ou não, é possível monitorar áreas internas e externas da residência por meio de sensores de movimento e câmeras de vídeo com imagens em tempo real, acionando dispositivos de alarmes e de sinais de socorro para a polícia instantaneamente, se houver alguma invasão.

Oferece mais conforto

A automação também oferece muito conforto aos moradores, uma vez que existe possibilidade de configurar a gravação de programas de TV a distância quando precisar chegar mais tarde, acionar o toque de músicas por todos os cômodos, ligar e ajustar o ar-condicionado, ativar e dosar luzes etc.

Ou seja, você consegue ambientar a casa conforme deseja para criar um clima mais relaxante muito antes de chegar. A iluminação, o som e a temperatura vão se adaptando e, quando entrar na casa, tudo o que imagina já estará pronto para você.

Entrega comodidade

Como a tecnologia de automação residencial realiza tarefas de rotina automaticamente, os usuários experimentam grande conveniência. Diversos dispositivos e equipamentos passam a conversar entre si por meio de sensores, dando a possibilidade de definir diferentes tipos de configurações de funcionamento em conjunto.

Ou seja, com uma única configuração, você determina padrões de funcionamento para os aparelhos, reduzindo tempo e esforço de ajustes manuais individuais. Por exemplo: você pode definir o acendimento de luzes externas sempre que a porta da frente for trancada ou acionar a iluminação interna, no padrão previamente configurado, sempre que destrancá-la ao chegar.

Promove economia

Acendimentos e desligamentos automáticos de luzes e outros aparelhos podem ser configurados para acontecer de acordo com a sua presença ou distância do ambiente. Além disso, a potência do ar-condicionado pode ser auto-configurável para mais fraca em períodos frios, como depois da meia-noite. Tudo isso gera um grande impacto na redução do consumo de energia.

Agora que você já sabe o que é automação residencial, planeje-se para comprar o terreno ideal e construir a sua própria casa com todas essas novidades que vão facilitar a sua vida.

Gostou das dicas? Aproveite para compartilhar com os seus amigos nas redes sociais e ajudá-los também a realizarem o sonho da casa própria!

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by