(15) 3532-3523 (15) 998147-0102 | contato@viaparkurbanismo.com

O que é um bairro planejado e quais as vantagens para sua família?

De 14 de dezembro de 2018Urbanismo
Bairro Planejado

Quando se pensa em morar bem, logo vem à cabeça: conforto, bem-estar, segurança e tranquilidade. Isso é o que todos nós queremos. Porém, nem sempre os bairros mais tradicionais conseguem oferecer esses benefícios a seus moradores.

Nesse aspecto, o bairro planejado é a solução perfeita! Além de fugir do caos dos centros urbanos, eles oferecem as facilidades de ter tudo por perto, mobilidade, convivência com vizinhos e segurança aos moradores. Por isso, os bairros planejados são bem mais vantajosos que os tradicionais.

Quer entender mais sobre este novo conceito? Nós explicaremos o que é, suas características e diferenças, bem como as vantagens que são proporcionadas. Venha com a gente!

O Significado de Bairro Planejado

Imagine uma “minicidade”, com espaço urbano projetado e organizado em seus mínimos detalhes, levando em consideração aspectos como a disposição das ruas, os modelos das casas, dos locais de comércios e lazer. Pronto, agora já é possível ter uma ideia inicial do que é um bairro planejado.

Consiste em uma região projetada por urbanistas, arquitetos e paisagistas, com o foco em oferecer serviços essenciais aos seus moradores, de forma organizada e eficiente. A vida com mais qualidade é proporcionada com as soluções de mobilidade facilitada (ciclovias), de opções de lazer (quadras poliesportivas), de saúde (aparelhos de ginásticas e pistas de caminhada), de segurança (acessos controlado e monitorado), de convivência (praças e áreas verdes), entre várias outras.

Por necessitarem de espaços amplos que consigam abrigar todos os benefícios e soluções, os bairros planejados são implantados em áreas afastadas das cidades. Mas, naturalmente influenciam o vetor de crescimento local e, em médio e longo prazo, acabam se tornando o novo centro urbano.

As Diferenças e Vantagens entre Bairros Planejados e Bairros Tradicionais

Organizado

Os Bairros tradicionais, inevitavelmente, tiveram um crescimento completamente desordenado, marcados por gestões municipais desenvolvidas em diferentes épocas e com outras realidades, o que difere muito dos novos bairros.

Por serem desenhados por profissionais de diversas áreas, com experiências adquiridas em outros projetos já implantados, e com a disponibilidade de grandes espaços para separar racionalmente as destinações de usos residenciais e comerciais, os bairros planejados são completamente organizados.

Assim, toda estrutura é pensada e desenvolvida para, em um espaço previamente delimitado, atender determinado número de pessoas, impedindo instalações irregulares e crescimento desordenado.

Maior Segurança

A segurança é um dos grandes problemas da atualidade e que não existia há vinte ou trinta anos. Na concepção dos bairros tradicionais o tema segurança não era considerado, diferente da concepção dos bairros planejados atualmente.

Hoje, o quesito segurança é a principal solução apresentada pelos bairros novos, dentro do conceito mais amplo de qualidade de vida. A exclusividade que eles oferecem implica, inevitavelmente, em maior segurança com fechamento do perímetro por muros e/ou grades, serviços de monitoramento 24 horas através de câmeras, controle de acesso e rondas presencias por profissionais treinados.

Dessa forma, pode-se ter a tranquilidade de deixar os filhos brincarem na rua, sem maiores preocupações. Ainda, não há os riscos de “visitas inesperadas”, furtos ou roubos nas residências, ao contrário do que se vê nas regiões tradicionais das cidades.

Infraestrutura Completa e Mobilidade Facilitada

Os bairros planejados são previamente esboçados pensando no crescimento e desenvolvimento organizado (mobilidade facilitada), com a disponibilização de serviços essenciais aos residentes, como comércios, instituições de ensino, escritórios, áreas de lazer entre outros.

Já os bairros tradicionais não tiveram esse cuidado, sendo o deslocamento por automóveis uma necessidade constante, gerando grande perda de tempo, haja vista o deslocamento maior e as possibilidades de engarrafamentos.

Contudo, nos bairros planejados é possível aproveitar melhor o uso do tempo pois, os moradores poderão contar com todos os serviços de que precisam em lugares próximos. E ainda, poderão fazer tudo a pé, fugindo do trânsito comum nos centros das cidades.

Mais Áreas Verdes

A agitação dos grandes centros urbanos traz muitos malefícios à saúde física e mental. A poluição, o barulho, o trânsito e o alto índice de violência influenciam na qualidade de vida. Como consequência, as pessoas desenvolvem estresse e doenças crônicas.

Para trabalhar bem o corpo, é preciso ter a mente sã. Um ambiente com mais vegetação ajuda a melhorar justamente a memória, o aprendizado e as funções cognitivas. Aperfeiçoa também a capacidade de concentração, deixa o indivíduo mais criativo e evita a fadiga mental. Esses fatores resultam em maior produtividade no trabalho

Uma das principais vantagens ao decidir residir em área com mais verde é a possibilidade de cultivar hortas para o consumo próprio. Além de produzir o próprio legume e fruto orgânico, livre de agrotóxico, as pessoas de uma mesma família adotam uma alimentação mais saudável.

Lembra dos requisitos que listados no início deste post? Pois então, todos são atendidos plenamente quando se escolhe viver em um bairro planejado. Morar em um local exclusivo, seguro, com infraestrutura completa e boa mobilidade, que incentive a sustentabilidade, com muitas áreas verdes, com maior senso de comunidade é tudo que precisamos.

Depois de conhecer todas as vantagens que um bairro planejado oferece, não há motivos para residir em outro lugar. Ter uma vida com mais qualidade é a meta de qualquer um, mesmo que seja implícita em um objetivo. Pense nisso!

Pensou em alguma outra vantagem que não listamos aqui? Então, conte para a gente, deixando seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by