(15) 3532-3523 (15) 998147-0102 | contato@viaparkurbanismo.com

Confira aqui como construir a casa do sonho com essas 4 dicas

De 14 de junho de 2019Construção

Nem sempre a aquisição de um imóvel residencial é representada por uma casa ou apartamento. Muita gente gosta de construir a própria casa e se mudar para um residencial. Por isso, prefere a compra de um terreno vazio. Porém, o processo demanda cuidados e legalizações para atender às necessidades da família. Então, como construir a casa do sonho?

Neste post, você vai descobrir por que pensar nos detalhes da obra é tão importante e como colocar o projeto em prática do jeito certo. Confira!

Por que é importante pensar em todos os detalhes antes da construção?

Quando a obra é bem planejada, a casa ganha espaços com tamanhos suficientes para lazer, conforto e descanso de cada integrante da família. Além disso, os cômodos podem ser ambientados para receber instalações, móveis e decorações de acordo com a função para a qual foi construído.

Por exemplo: se você quer inserir uma sala de cinema no projeto, deve pensar em um espaço mais escuro, climatizado, além do posicionamento dos sofás e instalações dos retroprojetores. Os detalhes também devem incluir questões legais, orçamento, mão de obra especializada, prazos e imprevistos, como chuvas.

Como construir a casa do sonho para a família?

Abaixo, listamos 4 dicas principais que vão ajudar você com o sonho de construir a casa própria, reduzindo os riscos envolvidos no processo. Acompanhe!

1. Considere o tamanho necessário para a casa

Ao elaborar o projeto e definir o número de cômodos, você deve pensar nas necessidades individuais e coletivas da família no momento, mas também considerar o futuro. Ou seja, se você tem um filho e deseja ter outros em alguns anos, precisa adicionar espaços extras no projeto para servirem como quartos, quando nascerem.

Com a ajuda de um arquiteto, desenhe os espaços considerando o layout, com móveis e eletrodomésticos que deseja, para ter o espaço necessário em cada cômodo, bem como facilitar o fluxo de ar e deixar espaços amplos para passagens. A luz do sol também deve ser avaliada aqui para definir em que parte da casa cada cômodo deve ficar.

2. Escolha o terreno certo para a construção

A maioria dos residenciais oferece terrenos nivelados, com infraestrutura para receber instalações de água, esgoto e energia elétrica. Porém, você vai encontrar opções em aclive, declive e planos. Terrenos em aclive oferecem ótimas condições para a construção de garagens e terraços. Lotes em declive, por outro lado, oferecem mais privacidade.

Em comparação com os lotes planos, os projetos em terrenos aclives e declives podem se aproveitar do desnivelamento para apoiar a estrutura, sendo mais fácil para construir em muitos casos. De qualquer forma, o terreno deve ter o tamanho necessário para você encaixar a casa projetada nele e ainda sobrar espaço para quintal, garagem, piscina e o que mais desejar.

3. Respeite o cronograma da obra

Prepare-se financeiramente para aguentar as despesas durante a obra, pois sempre há imprevistos. Então, faça o que puder para respeitar o cronograma. Se não conseguir, evite se mudar para a casa nova antes de sua total conclusão. Caso contrário, a obra deve atrasar ainda mais, gerando mais custos e inconvenientes.

4. Faça tudo dentro da lei

A lei deve ser respeitada em todas as etapas. Dessa forma, após confirmar a compra do terreno, só comece a construção depois que ele estiver completamente quitado e no seu nome, para evitar grandes perdas em casos de retomada por falta de pagamento. Além disso, busque a regularização do terreno junto à prefeitura do município onde ele está localizado e a autorização de construção no CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) da sua cidade.

Agora que você já sabe como construir a casa do sonho, não espere mais. Compre o seu loteamento e contrate uma construtora experiente no mercado para começar o seu planejamento o mais cedo possível!

Essas informações foram úteis? Compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos e parentes a realizarem esse sonho junto com você!

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by