(15) 3532-3523 (15) 998147-0102 | contato@viaparkurbanismo.com

Como Construir uma Casa? Confira 7 Dicas Essenciais!

De 28 de agosto de 2018Construção
Construir uma casa.

Construir a própria casa pode ser maravilhoso. Muitas vezes, isso é uma experiência gratificante, pois morar numa residência nova e que jamais foi ocupada por outra pessoa, deixa uma sensação incrível de realização. Mas, isso também pode ser muito trabalhoso e exigir paciência. Pensando nisso, fizemos este post sobre como construir uma casa!

O planejamento financeiro, a criação de um projeto adequado a sua realidade e desejo, além da ajuda de bons profissionais são alguns fatores importantes que devem ser considerados. Então, aproveite as dicas que preparamos para você e economize enquanto constrói a casa dos seus sonhos!

1. Dedique o máximo de tempo possível ao planejamento da obra

O planejamento deve englobar tudo o que envolve a construção. Logo, dedique-se bem a ele. Por exemplo: pesquise na internet e rode a cidade em busca do design perfeito, analise os materiais necessários e preços, a mão de obra etc. Isso é importante, pois a construção deve ser baseada em um projeto pré-definido.

Considere também:

  • qual será o tamanho da casa e as dimensões de cada cômodo;
  • quais e quantos profissionais serão necessários;
  • quais e quantos cômodos serão erguidos;
  • qual será o nível de acabamento usado;
  • qual é o tamanho do terreno.

Planeje tudo isso, pois qualquer mudança depois do início das obras pode ficar cara e complicada de fazer.

2. Defina um orçamento compatível com a construção da casa

Sem recursos financeiros, o projeto não sai do papel. Se o dinheiro não for suficiente para a conclusão da obra, a casa também pode ficar pela metade, inacabada. Para que isso não aconteça, o ideal é que faça orçamento de tudo o que precisará. Pesquise preços, quantidades, especificações, formas de pagamento, taxas e prazos de entrega, garantias etc.

Além disso, confira os equipamentos necessários, transporte, alimentação e pagamento dos operários, engenheiros e arquitetos. Isso será essencial para ter noção de quanto a obra custará no total, podendo dividi-la por etapas, conforme o orçamento disponível.

Para se ter uma ideia, geralmente 10% do valor da obra é destinado ao pagamento da mão de obra, como pedreiros e outros profissionais. Lembrando que é sempre bom considerar uma reserva para os imprevistos, que sempre acontecem, como a necessidade de dias de trabalho a mais e materiais extras.

Se você optar por contratar uma construtora ou comprar uma casa pré-planejada, deve se livrar de boa carga de trabalho e responsabilidades, mas pode pagar um pouco mais por essa conveniência. Tudo dependerá do orçamento que tem disponível.

3. Conheça as leis que regem a construção civil no município

Com o projeto e orçamento realizados, tudo está pronto para começar a construção, certo? Errado. Antes de iniciar a obra você, ou o engenheiro contratado, deve verificar quais são as normas e regulamentos do setor. Alvarás e licenças podem ser necessários para ter a devida autorização, evitando multas e outras penalidades futuras.

É preciso uma licença emitida pelo CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), vistoria da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, por exemplo. A prefeitura também exige uma metragem mínima de recuo das paredes da casa para dentro dos limites do terreno. Tudo isso deve ser consultado antes.

4. Escolha um bom lote para fazer a construção dos sonhos

Se você ainda vai comprar o terreno para construir, fique atento à topografia. Terrenos íngremes e muito acidentados exigem projetos especiais para serem bem aproveitados e comportar a residência. Porões e escadas podem ser estrategicamente projetados nesses casos, então, não se preocupe.

O projeto da sua casa também precisa caber nele. Não adianta planejar um design se a casa ultrapassar os limites do terreno estabelecidos em lei. Nesse caso, o tamanho do lote deve ser considerado no projeto inicial.

Outro fator importante a ser observado é a devida regularização junto à prefeitura. Verifique se não há pendências, restrições e impedimentos no cartório do município. Comece a construir só depois que a documentação estiver totalmente regularizada, para não correr o risco de ter grandes prejuízos no futuro.

5. Contrate um prestador de serviços confiável

Hoje, é possível encontrar grandes e pequenas construtoras oferecendo serviços individuais de construção de casa. Se optar por essa facilidade, deverá ter o valor exato especificado em contrato, se isentando de imprevistos e tendo garantias. Além disso, você entregará a obra nas mãos de especialistas, tendo maior precisão e rapidez no processo.

Por outro lado, contratar engenheiro, arquiteto e pedreiros por conta própria pode ser mais barato, mas exigirá um grande esforço no gerenciamento da obra, sem contar que a sua presença no local será indispensável para controlar tudo. Se preferir essa segunda opção, busque referências dos profissionais antes da contratação, para evitar constrangimentos e prejuízos.

6. Pense na ventilação e luz solar

Na fase de projeto, considere a direção dos ventos, além do nascer e pôr do sol, para posicionar os cômodos e janelas nos locais certos. Se o vento norte é mais comum na região, invista na construção de janelas na parede norte e sul da casa para criar corrente de ar. Isso deixará a casa mais arejada, diminuindo a sensação de calor.

Com relação ao sol, acontece o mesmo. O ideal é que os cômodos que devem ser mais frescos, como os de convívio social, fiquem na parte sudeste do terreno. Assim, receberá menos luz solar durante a tarde em dias mais quentes. A parte norte é uma boa opção para uma área de serviço, por exemplo, já que é um local que concentra grande umidade.

7. Acompanhe cada etapa da obra

Mesmo que você contrate uma construtora, é importante não deixar tudo por conta dela, abandonando a obra. Tire um tempinho para fazer uma visita diária e descobrir se o andamento do projeto está conforme o combinado em contrato. Se fizer isso, dá para descobrir erros ou desvios a tempo e implementar correções rapidamente, sem grandes problemas.

Essas dicas ajudarão você a não transformar um sonho em pesadelo. Então, agora que você já sabe como construir uma casa do jeito certo, aproveite para dar início ao projeto e tornar o seu desejo em realidade.

A leitura foi útil para você? Então, siga a nossa página no Facebook agora mesmo e fique ainda mais por dentro do assunto!

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by