(15) 3532-3523 (15) 998147-0102 | contato@viaparkurbanismo.com

6 dicas de como economizar energia em sua residência

De 22 de fevereiro de 2019Construção
economizar-energia

Saber como economizar energia de forma prática, e sobretudo eficiente, se tornou o objetivo de muitas famílias. Contudo, engana-se quem pensa que o intuito por trás dessa ideia se resume a diminuir as despesas de casa. Na verdade, essa prática tem como finalidade um consumo mais consciente dos recursos naturais e a redução dos impactos ambientais.

Afinal, a energia elétrica no Brasil é gerada majoritariamente por hidrelétricas que se utilizam de rios para criar reservatórios. Como consequência disso, o volume deles é afetado, o que também pode impactar a longo prazo o abastecimento de água nas residências da cidade — ainda mais em épocas de chuva abaixo da média.

E há mais: para a construção de novos reservatórios, é preciso inutilizar grandes áreas verdes, alagando-as, o que provoca desordens de grande escala na flora e na fauna locais. Por essa razão, reunimos seis dicas que vão ajudá-lo nessa missão de diminuir o seu consumo de energia residencial. Confira!

1. Invista em lâmpadas de LED

A primeira dica para economizar energia na sua casa é mudar as lâmpadas que são usadas por modelos de LED. Isso porque essa versão emite luz com uma potência superior às demais, embora tenha consumo energético inferior. Ou seja, ela é muito mais econômica.

No entanto, não acabam aí as vantagens desse tipo de lâmpada, uma vez que ela é mais durável e resistente a impactos (como batidas e pancadas por acidente) do que as concorrentes, o que significa que você a usará por um longo tempo até precisar trocá-la.

Além disso, esse modelo é ecologicamente correto, pois mais de 90% das peças utilizadas na sua composição podem ser recicladas — algo simples, mas que contribui para evitar o descarte de material indevido na natureza.

2. Reduza a duração dos banhos diários

Se você é do tipo que não dispensa banhos quentes na sua rotina — e, justamente por essa razão, faz uso de chuveiro elétrico —, saiba que é fundamental reduzir a duração deles. Isso é ainda mais urgente caso todos os banheiros da sua moradia contenham um aparelho. Afinal de contas, quando mais tempo eles passam ligados, mais energia elétrica é consumida.

Contudo, esse não é o único problema. Como agravante, é preciso ter em mente que longos banhos podem desperdiçar quantidade alarmante de água, visto que muitos modelos contam com vazão superior a 20 litros por minuto. Por isso, esteja atento ao tempo que você passa debaixo do chuveiro e busque mantê-lo sempre entre 5-10 minutos, no máximo.

3. Desligue todas as luzes sempre que possível

Tem o hábito de deixar ligadas as luzes dos cômodos mesmo quando não está neles ou sequer é preciso de iluminação extra? Mantém várias luminárias acesas por ambiente, inclusive quando você e a sua família estão dormindo? É hora de repensar esses hábitos.

Lembre que quanto maior a quantidade de lâmpadas e luminárias (abajures, pendentes, lustres, plafons etc.) ligadas, maior será o gasto energético da residência. O ideal é criar o costume de manter as janelas abertas, especialmente durante o dia, pois isso aumentará a claridade dos recintos e diminuirá a necessidade de recorrer às fontes de luz artificial.

4. Adquira apenas eletrodomésticos com selo Procel

Ao comprar novos eletrodomésticos, não deixe de checar se eles têm o selo Procel e qual classificação receberam. Essa etiqueta foi a forma encontrada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) para determinar — por meio de avaliação do Inmetro — quais aparelhos estão sendo fabricados com desempenho e eficiência energética acima da média.

Por essa razão, o recomendando é sempre adquirir equipamentos classificados entre A e C, que são os que consomem menos energia, e evitar aqueles entre E e G, que têm consumo mais alto ao longo do mês.

Fora isso, não deixe de fazer a manutenção necessária nos eletrodomésticos e verificar periodicamente se todos estão em bom estado, já que problemas técnicos no funcionamento deles podem provocar diminuição na eficiência energética.

E mais: quando não estiver utilizando-os ou se ausentar do seu lar por dias ou semanas, não esqueça de desconectar os fios dos aparelhos das tomadas, pois muitos permanecem em função stand-by, que também faz consomir energia, como é o caso de micro-ondas, máquinas de lavar e fornos elétricos.

5. Cultive plantas no interior da sua casa

Uma sexta dica de como economizar energia é cultivar o verde dentro de casa. O que explica isso é o fato de que as plantas têm a capacidade de controlar e reduzir a temperatura ambiente, mantendo-a estável e inferior à externa — um efeito válido, inclusive, durante os dias mais quentes do verão.

Dessa maneira, a sensação de calor e abafamento é reduzida e no lugar se estabelece um clima agradável e convidativo. Portanto, reduz-se a necessidade de você e a sua família fazerem uso de vários ventiladores, climatizadores e/ou aparelhos de ar-condicionado simultaneamente, e o pior: por longos períodos de tempo, o que só aumentará o consumo de energia da sua casa.

6. Opte por uma paleta de cores claras

Para encerrar, opte por uma paleta de cores claras na decoração da sua casa, o que inclui móveis, acessórios decorativos (quadros, almofadas, cortinas etc.) e revestimentos (como a pintura das paredes, por exemplo).

A razão disso é simples: cores claras (como o branco e o off white) refletem mais a iluminação natural, contribuindo para aumentá-la e prolongá-la no interior do imóvel. Dessa forma, é possível retardar ao máximo o uso de luz artificial.

Para completar, esse tipo de paleta ainda contribui para aumentar visualmente o espaço dos cômodos e torná-los mais agradáveis termicamente, uma vez que tons claros absorvem menos calor do que tons escuros.

Como mostrado ao longo do texto, há uma boa gama de opções de como economizar energia que podem ser aplicadas na sua rotina de forma simples, prática e simultânea. Por isso, siga-as e adote um consumo mais consciente no seu lar.

Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais para inspirar todos os seus amigos e conhecidos a fazerem o mesmo!

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by