(15) 3532-3523 (15) 998147-0102 | contato@viaparkurbanismo.com

Saiba o que fazer para economizar dinheiro na construção de casa

De 25 de abril de 2019Construção
Econimizar-na-construcao

Construir a casa própria ideal para a família é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, algumas não imaginam o quanto é necessário investir em profissionais e materiais de qualidade. Mais do que economizar dinheiro na construção de casa, contratar e comprar pelo preço certo garante a qualidade da obra.

Afinal, ninguém quer ter dor de cabeça depois que a edificação estiver completa, como contratações extras para resolver problemas que não deveriam existir em uma obra recente.

Antes de iniciar a construção da casa dos sonhos, leia nosso artigo e conheça dicas essenciais para ter uma ótima experiência com essa empreitada. Boa leitura!

Crie um planejamento

O planejamento é o ponto de partida para qualquer construção. Então, antes mesmo de iniciar o projeto da nova residência, é preciso pensar nas necessidades da família e qual a capacidade financeira para desenvolver a obra.

Além do que, é nessa etapa que precisamos observar as características do terreno, como declividade, vegetação e particularidades do solo. Estes fatores naturais podem aumentar o custo da obra, necessitando de profissionais e equipamentos extras para lidarem com essas condições.

Portanto, planejar é uma etapa de extrema importância para economizar dinheiro na edificação da casa. Veja outros detalhes que devem ser incluídos no planejamento inicial:

  • prazo para conclusão da obra;
  • orçamento extra para imprevistos e emergências;
  • local e forma de armazenamento dos materiais;
  • estilo da decoração e design do projeto.

Contrate profissionais especializados

Há uma crença de que os profissionais especializados custam caro demais para uma obra doméstica. Porém, esse é o principal erro que as pessoas cometem ao planejar.

Os profissionais especializados em construção civil, como arquitetos e engenheiros, são os que estão mais bem preparados para enfrentar os desafios de uma obra. Eles sabem as quantidades de materiais que serão necessários, onde comprá-los e quais pessoas estão aptos para executar o projeto.

Então, investir na contratação especializada para supervisionar, projetar e construir a futura residência é fundamental para a realização do sonho ser completa.

Divida a construção em etapas

É comum que as pessoas queiram acelerar a construção e acabem contratando vários profissionais para que as diferentes etapas sejam executadas ao mesmo tempo. Porém, isso pode aumentar consideravelmente o orçamento da construção, definido no planejamento inicial.

Há fases da construção que não podem ser sobrepostas. Por exemplo, a instalação elétrica e hidráulica pode ser feita em conjunto, mas sempre antes da colocação do piso. Isso porque haverá gastos extras para quebrar o que já foi construído e depois refazer o que foi desfeito.

Uma ótima saída para adiantar a obra e economizar ao mesmo tempo, é conversar com o arquiteto responsável pelo projeto e ver quais são as prioridades, separando as etapas da obra e concluindo-as uma antes de iniciar a próxima.

Peça orçamento de tudo

Faça orçamentos para todos os insumos e profissionais. Pesquise as lojas que oferecem os materiais solicitados e anote a variação de preço de cada uma, assim como os descontos oferecidos.

Outro aspecto  importante é verificar diretamente com os fornecedores a compra dos materiais de construção. A compra é mais vantajosa, pois não há o lucro do comércio em cima do valor de fabricação.

Tanto para a contratação de profissionais quanto para a compra dos materiais, o fator econômico não deve ser o único a ser levado em consideração. Caso contrário, aquela velha frase “o barato sai caro” será uma dura realidade enfrentada na obra.

Logo, fique de olho nos valores cobrados, mas não abra mão da qualidade e excelência dos produtos e serviços oferecidos. Afinal, estamos falando da moradia dos sonhos que trará mais qualidade de vida para família.

Compre os materiais em lote

A compra em lote dos materiais de construção é uma ótima estratégia para economizar. Verifique com as lojas e fornecedores qual será o valor de desconto caso toda a compra dos materiais seja feita com eles.

Outra possibilidade é unir-se com outras pessoas, que também estejam construindo, para comparem juntos. A aquisição em lote sai mais barato do que são feitas aos poucos e conforme a demanda.

Aqui, mais uma vez, torna-se evidente a importância da contratação de profissionais especializados. Eles conseguem calcular a quantidade de material necessária para concluir a construção, evitando desperdício e gastos elevados.

Mas não se esqueça: independentemente da quantidade de material comprado, faça um bom armazenamento deles, para evitar a perda por causa da umidade, ferrugem ou roubo de peças.

Aposte na decoração orgânica e rústica

Ao decorar estrategicamente a nova casa, é possível obter economia em vários pontos.

A decoração orgânica, por exemplo, valoriza a sustentabilidade residencial e requer investimento em peças de demolição; aquelas que são retiradas intactas de construções demolidas. Essas peças são mais econômicas do que as novas.

O estilo rústico prioriza materiais com pouco acabamento, valorizando a imperfeição dos objetos e construções. Aqui os revestimentos são desnecessários, deixando aparentes as estruturas da casa.

Em ambos os estilos é possível investir em madeira restaurada, concreto cru, recortes de vidro e pedras de refugo. As instalações desses materiais é feita de maneira que complementem a decoração e não impactem no conforto do ambiente.

Enfrente o desafio do “faça você mesmo”

Então, desafie-se e coloque a mão na massa, trazendo um toque próprio e criando uma história pessoal com a residência.

Comece pensando nos detalhes, como a decoração do quarto das crianças ou o acabamento das peças para o banheiro do casal. Basicamente qualquer tarefa simples, o qual seria delegada a um profissional contratado, pode ser bem executada por você. Veja alguns exemplos:

  • limpeza do lote para iniciar a construção;
  • pinturas simples das aberturas, portões e paredes;
  • polimento de peças;
  • montagem de móveis.

Pense em convidar os amigos e fazer um mutirão para ajudar nesse desafio, adicionando mais agilidade na execução dos trabalhos e economia na construção da casa. Depois que tudo estiver concluído, oferecer um churrasco de inauguração talvez seja uma boa pedida para agradecer a participação de todos.

Para economizar dinheiro na construção de casa é importante fazer um bom planejamento, organizando desde o início o orçamento para toda a obra. Assim, evitam-se gastos surpresas, além de garantir uma obra de qualidade e que atenda  as necessidades dos moradores.

Ainda está em dúvida entre construir ou comprar uma casa pronta? Então, confira nosso artigo sobre os benefícios de comprar uma casa em loteamento residencial.

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by