(15) 3532-3523 (15) 998147-0102 | contato@viaparkurbanismo.com

Afinal, como posso saber se o imóvel é bem localizado?

De 12 de abril de 2019Qualidade de Vida
Imóvel bem localizado

Uma das principais dúvidas de quem deseja adquirir uma nova propriedade é saber se está ou não escolhendo um imóvel bem localizado. Afinal, além de ser um fator que agrega valor à residência e aumenta o retorno do investimento feito, a localização contribui para promover mais qualidade de vida, expandir sua autonomia, gerar conforto e trazer mais praticidade para a rotina de toda a família.

Por essa razão, reunimos algumas das principais características que o imóvel deve apresentar para ser, de fato, considerado bem localizado. Acompanhe o texto para saber quais são elas e, assim, acertar em cheio na escolha da sua nova casa!

Infraestrutura do bairro

A primeira característica é, sem dúvida, a infraestrutura do bairro. Isso porque ela não só influencia sua liberdade de ir e vir com mais tranquilidade, praticidade e segurança no dia a dia, como também impacta o uso de serviços essenciais para as atividades domésticas (como o abastecimento de água). Portanto, é essencial observar:

  • se os postes da área funcionam com luminosidade boa e constante;
  • o estado do asfaltamento de ruas, vielas e avenidas;
  • se as companhias de eletricidade e de água e esgoto atendem à região;
  • como é o escoamento de água nas ruas em dias de chuva;
  • a regularidade da coleta de lixo durante a semana.

Comércios e serviços

Não deixe de checar como é a oferta de comércios e serviços no entorno do imóvel. Tenha em mente que, quanto maior for a disponibilidade de estabelecimentos (como bancos, farmácias, lotéricas, padarias, supermercados etc.), mais praticidade e otimização de tempo você terá, pois poderá até mesmo ir a pé a esses lugares.

Logo, se precisar repor alguns alimentos que acabaram, comprar um remédio ou então pagar uma conta, por exemplo, bastarão alguns minutos para ter o problema resolvido. Além disso, o bairro nunca fica parado, tendo movimentação tanto de dia quanto de noite, o que é ótimo para aumentar o nível de segurança local.

Áreas verdes

Ter áreas verdes, como parques e reservas, próximas ao imóvel também é um indicador de que ele é bem localizado. Isso porque você vai morar ao redor de um ou mais pontos que são conhecidos por receberem eventos ao ar livre e contarem com grande circulação de pessoas diariamente.

Além disso, são locais em que você pode ter maior contato com a natureza, exercitar-se, fazer trilhas e andar de bike para desenvolver hábitos saudáveis e desacelerar do ritmo puxado da rotina de trabalho e dos compromissos profissionais.

Para completar, essas áreas verdes ajudam a deixar o clima na região mais agradável, reduzir a poluição sonora, embelezar as ruas e, ainda, servem como uma excelente vista para se ter da janela da sua casa.

Vias de acesso

As vias de acesso (como ruas e avenidas) à sua futura casa são mais uma característica bastante relevante. O motivo é simples: quanto mais fácil é para chegar ao imóvel, melhor se torna sua capacidade de locomoção para ir e voltar do trabalho, do colégio dos filhos e de outros pontos de interesse. Ou seja, a moradia é, sem dúvidas, acessível de diferentes pontos da cidade.

Como resultado, você não corre o risco de ficar preso no trânsito caso aconteça um engarrafamento ou alguma interdição temporária, por exemplo, apenas porque existe uma única estrada até a residência. Consegue imaginar o quão incômodo é esse tipo de situação e como pode afetar negativamente a mobilidade de toda a família?

Transporte público

Dispor de uma boa circulação de transporte público na região do imóvel sempre é algo positivo. A razão disso é que ela se torna muito mais acessível, o que facilita para que as pessoas possam trabalhar na área, seja nos estabelecimentos comerciais, seja dentro nas residências locais.

Fora isso, ônibus e vans circulam desde o início da manhã até o fim da noite. Esse é um detalhe simples, mas que é crucial para estender o fluxo de pessoas nas ruas durante todo o dia e evitar o surgimento de espaços ou canteiros vazios que possam, infelizmente, facilitar a ação da criminalidade.

Segurança da região

Outro aspecto que indica se você está adquirindo um imóvel bem localizado ou não é a segurança no entorno dele. Afinal de contas, tanto a integridade quanto o bem-estar psicológico da sua família dependem disso.

Não é para menos que todos os pontos já citados (comércios, áreas verdes, infraestrutura, transporte público e vias de acesso) influenciam essa questão direta ou indiretamente, uma vez que tornam a região mais movimentada, acessível e urbanizada.

Porém, fora eles, é importante checar se há pontos de policiamento e rondas regulares da polícia na localidade e quais são os índices de criminalidade dela. Moradores do bairro, futuros vizinhos, comerciantes e, é claro, a internet podem ser grandes aliados na busca por essas informações.

Custo de vida local

Por fim, pesquise a respeito do custo de vida do bairro, pois ele diz muito do poder aquisitivo dos moradores, da valorização dos imóveis no local e, em especial, do potencial que a área oferece a longo prazo. Tanto é que, quanto mais bem localizada e visada é a região, maior tende a ser esse custo.

Afinal, isso mostra que o crescimento do local é contínuo e crescente, uma vez que só aumenta a quantidade de estabelecimentos comerciais, diversificam-se as opções de lazer e entretenimento, são gerados mais investimentos públicos em áreas para atrair turistas e é impulsionado o total de empreendimentos imobiliários.

Como mostramos ao longo do texto, há diversos aspectos que indicam se você está adquirindo um imóvel bem localizado ou não. Por isso, é importante não só avaliá-los, mas principalmente dar preferência por loteamentos residenciais, como os da Viapark Urbanismo, em que você possa construir uma casa que consiga unir localização privilegiada, sustentabilidade, segurança, excelente infraestrutura e uma área de lazer completa para proporcionar o máximo de qualidade de vida para a sua família.

E se você ficou curioso e quer saber mais a respeito deles, não perca tempo: acesse o nosso site e confira todas as informações sobre o Alto dos Pinheiros e o Vale do Itararé!

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by