(15) 3532-3523 (15) 998147-0102 | contato@viaparkurbanismo.com

Conheça o conceito do novo urbanismo e seus impactos ambientais

De 17 de maio de 2019Urbanismo
Novo Urbanismo

Recentemente, houve uma mudança radical no perfil do consumidor, fazendo com que as empresas em vários segmentos da economia, inclusive o imobiliário, readaptassem suas estruturas de negócios para não perder a conectividade com o público. Nesse cenário, surge um novo conceito de moradia, conhecido como novo urbanismo. Conhece a tendência?

Neste post, vamos explicar o que é o novo urbanismo, quais características definem o conceito, o impacto ambiental e as principais vantagens para quem mora nesse tipo de empreendimento. Então, pegue a sua xícara de chá ou de café e aproveite a leitura!O que é o novo urbanismo?

O conceito representa um movimento voltado para um design urbano mais inteligente e harmonioso com o meio ambiente que os atuais. Ou seja, são empreendimentos mais completos onde as pessoas podem morar e trabalhar na vizinhança, evitando longas distâncias, congestionamentos estressantes e aproveitando mais a natureza.

O novo urbanismo surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980, e hoje influencia o desenvolvimento urbano organizado em diversos países pela eficiência comprovada. No Brasil, esse conceito começa a se tornar realidade com os novos empreendimentos, tendo uma preocupação mais voltada para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

Quais são as suas principais características?

Os pilares que formam o novo urbanismo podem ser implementados em projetos de vários tamanhos. Isso significa que você pode se beneficiar do conceito em um condomínio de casas ou em apenas um prédio.

As características mais marcantes do novo urbanismo são:

  • tecnologias que respeitam o meio ambiente e proporcionam autossuficiência energética, como o uso de energia solar;
  • redes de ruas e avenidas interconectadas para descentralizar o tráfego de veículos e reduzir a poluição do ar;
  • shoppings, escritórios, casas e apartamentos aglomerados no mesmo local ou em locais bem próximos;
  • imóveis com qualidade superior e ênfase na arquitetura inteligente para unir estética e conforto;
  • casas e apartamentos com tamanhos e preços diferentes para atender a diversas necessidades;
  • grande concentração de residências e comércio próximo para estimular a caminhada;
  • maior concentração de público no centro e circulação de veículos nas bordas;
  • forte incentivo ao uso de bicicleta como transporte local;
  • toda a área coberta com sinal de Wi-Fi.

Quais são as vantagens desse tipo de empreendimento?

Agora que você já conhece melhor o novo urbanismo destacamos alguns dos principais benefícios proporcionados por esse conceito. Descubra a partir de agora por que investir em lotes de empreendimentos baseados nessa ideia:

Condomínios horizontais

Imagine se os apartamentos dos prédios fossem casas. Cada uma precisaria de seu próprio terreno e isso geraria forte impacto ambiental, certo? Com os condomínios horizontais isso não acontece, e a agressão à natureza pode ser evitada. Isso é porque, para aproveitar melhor cada terreno, as construtoras estão investindo mais em obras que contenham acima de oito pavimentos.

Os apartamentos ficam mais baratos, bem como os impostos, já que o valor do terreno é dividido por cada proprietário, além de serem mais fáceis de gerenciar.

Responsabilidade social

A responsabilidade social é o que as pessoas procuram para ter paz e tranquilidade em suas moradias e trabalho. Isso significa respeitar o próximo, independentemente de etnia, credo, sexo, nacionalidade e idade.

Esse nível de consciência social é alcançado com maior facilidade no novo urbanismo, pois o projeto tem isso como um de seus pilares, deixando os ambientes mais propícios à prática da humanidade e educação entre os moradores.

Consciência ambiental

Não é só o respeito ao próximo que é importante para o convívio social pacífico. A responsabilidade ambiental também é fundamental. O simples ato de pegar lixo do chão e jogá-lo na lixeira significa fazer sua parte.

O novo urbanismo se preocupa mais com o meio ambiente e realiza projetos voltados para reduzir a poluição do ar, plantando muitas árvores ao redor, instalando grande número de lixeiras, usando painéis solares etc. A ideia é usar a tecnologia para facilitar a criação de hábitos amigáveis ao ambiente, gerando sustentabilidade no local.

Mobilidade inteligente

Locais que acumulam longas filas de congestionamento registram elevada carga de CO2 lançada ao ar. Isso é péssimo para a saúde. Com o intuito de melhorar a respiração da população local, o novo urbanismo projeta ruas e avenidas interligadas de uma forma que minimiza o acúmulo de veículos, mantendo um fluxo contínuo.

Os bairros ficam mais espaçosos, com ruas e avenidas largas e bem sinalizadas, com espaços próprios para pedestres e ciclistas. Tudo isso motiva os habitantes locais a praticarem caminhada e a usarem a bicicleta para passeios mais longos ou quando estão com pressa. O meio ambiente e a saúde agradecem a iniciativa.

Densidade aumentada

A ideia do novo urbanismo é concentrar o máximo de casas, escritórios e lojas no local para aumentar a densidade num ponto específico. Além de reduzir a necessidade de terrenos maiores e mais desmatamentos, tudo fica mais próximo, ao alcance de alguns poucos passos pelas calçadas bem estruturadas.

Em alguns países, apenas um prédio é suficiente para reunir residências, escritórios, shopping, cinema, bancos e órgãos do governo. Esse é o conceito do novo urbanismo: crescer de forma planejada, inteligente e sem causar grandes danos ao meio ambiente.

Espaços ao ar livre

Quantas vezes você daria tudo para ter uma área verde onde pudesse relaxar a vista e esvaziar um pouco a mente? O novo urbanismo visa unir as belezas e o poder curativo da natureza aos centros populacionais.

Isso significa que, ao olhar pela janela, poderá observar grandes árvores balançando ao vento, flores delicadas de várias cores e escutar o barulho da água correndo por rios artificiais enquanto trabalha.

Além disso, o conceito traz a ideia de disponibilizar parques naturais com grandes áreas verdes protegidas, bem próximos das pessoas, ajudando a aliviar o estresse do dia a dia com lazer agradável e gratuito.

Conectividade

A conectividade não se resume às ruas e avenidas bem interligadas, mas também à acessibilidade e à internet. O novo urbanismo envolve projetos com maior facilidade para o transporte de deficientes físicos, instalando corrimãos, rampas de acesso às calçadas e sinalizações especiais por todo o bairro.

Além disso, vários pontos de Wi-Fi são espalhados pela localidade para que os moradores e trabalhadores tenham acesso gratuito e ininterrupto à internet.

Como pode ver, o novo urbanismo entrega um novo conceito de sociedade, facilitando ao máximo a vida das pessoas sem se descuidar do meio ambiente. O convívio social pacífico, respeitoso e em equilíbrio com a natureza é uma tendência que ganha força com o conceito, e você já pode usufruir de tudo isso aqui no Brasil.

Gostou da novidade? Assine a nossa newsletter agora mesmo e fique sempre por dentro do assunto!

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by