(15) 3532-3523 (15) 998147-0102 | contato@viaparkurbanismo.com

Quer um pet para ter em casa? Confira 5 tipos que são ideais!

De 15 de março de 2019Qualidade de Vida
Pet em casa

Ser dono de um animal de estimação é um ato muito prazeroso e gratificante. Esses animais trazem alegria, afeto e proporcionam momentos de distração. Além disso, são ótimas companhias e muito úteis no processo de crescimento e desenvolvimento das crianças.

Por outro lado, é preciso ter uma série de cuidados com os animais. Assim, ao escolher um pet para ter em casa, é importante garantir que o ambiente proporcione conforto, comodidade e segurança — afinal, é ali onde eles vão passar grande parte do tempo.

Você está pensando em cuidar de um animal de estimação? Preparamos uma lista contendo 5 tipos de pets ideais para criar dentro de casa. Mostraremos também os benefícios que eles proporcionam aos seus donos e as obrigações que você deve ter.

Tipos de pet para ter em casa

1. Cachorro

O cachorro é o bicho de estimação mais comum e um dos mais desejados pelas pessoas. Isso acontece, principalmente, porque esses animais são muito apegados ao dono e são propícios a desenvolverem uma relação de proximidade e carinho com os moradores do ambiente.

A interação com esses pets é muito alta. Vocês podem fazer praticamente qualquer coisa juntos — dormir, brincar, sair para caminhar na rua a até mesmo viajar. Saiba que esses animais adoram ambientes perto da natureza.

Existe uma grande variedade de raças de cachorro, como Vira-lata, Poodle, Yorkshire, Maltês, Shih Tzu, Pug, Buldogue Francês etc. Cada um com sua aparência, características físicas e temperamentos distintos. Por isso, antes de escolher um novo pet, pesquise os hábitos de cada um e os cuidados que devem ser tomados.

Se você mora em apartamento, deve optar por pets de porte menor, que ocupem menos espaço e que sejam menos barulhentos para evitar incomodar os vizinhos o tempo todo com latidos, por exemplo.

De toda forma, tenha em mente que é importante sair para a rua com frequência para que eles brinquem e se exercitem. Esse cuidado também é essencial para manter a saúde mental do animal em dia.

2. Gato

Assim como os cachorros, os gatos são pets comuns de serem encontrados em residências. Isso porque esses animais são muito espertos e brincalhões, além de ótimas companhias para crianças e idosos.

O melhor de tudo é que são também muito fáceis de cuidar. Basta posicionar uma vasilha com comida, bebida e uma caixa de areia perto do local onde ficam para que façam suas necessidades, além de brinquedos para eles se divertirem.

Os gatos, diferentemente dos cães, são um pouco menos apegados aos seus donos e sofrem menos caso os moradores passem muito tempo longe deles. Da mesma forma, se você trabalha muito e só chega em casa à noite, ficando livre apenas aos fins de semana, o ideal é optar por raças mais independentes, capazes de fazer as suas necessidades no local certo e que mantenham a sua própria higiene.

3. Hamster

Os hamsters são animais muito populares entre crianças e jovens. Infelizmente, por desconhecimento, eles são frequentemente confundidos com ratos — devido à aparência física.

Esses pequenos roedores são animais domésticos muito comuns e que trazem uma série de vantagens, uma vez que, além do baixo custo para a criação, eles precisam de pouco espaço e cuidados simples. Basta uma gaiola com alimentos e brinquedos para que o pet viva feliz e satisfeito.

Contudo, é necessário prestar atenção ao cuidar desses animais. Por conta do tamanho pequeno, é muito fácil que eles se escondam pela casa e fiquem vários dias “perdidos” — geralmente, em baixo de móveis ou dentro de algum objeto. Além disso, eles se reproduzem muito rápido, por isso, tenha cuidado ao juntar os casais.

4. Peixe

Os peixes são animais esteticamente bonitos e que encantam os espectadores. A espécie mais comum e conhecida é o peixe Betta, devido às belas cores e beleza. O lado bom desse tipo de pet é ele exige poucos cuidados dos donos — basta repor a comida e limpar frequentemente a água do aquário.

Contudo, há pouca interação entre os peixes e os donos, restringindo-se apenas à contemplação da sua beleza e dos seus movimentos dentro da água. Isso pode soar monótono e pouco interessante, sobretudo para as crianças.

5. Pássaros

Os pássaros são muito bonitos e podem ser os pets perfeitos para quem gosta de um animal independente e livre, mas que, ao mesmo tempo, consegue oferecer interação aos seus observadores.

Há uma grande variedade de espécies domésticas, cada uma com suas características próprias: papagaio, periquito, canário, calopsita, cacatua etc. Se você mora em apartamento ou não gosta de ser incomodado com muito barulho, o ideal é optar por espécies que não tenham o bico torto.

Vantagens de criar um animal de estimação

É importante manter os animais em áreas verdes e em contato com a natureza para que eles se sintam confortáveis e mais à vontade. Abaixo, confira os motivos pelos quais você deveria começar a criar um pet:

  • fazem companhia e aliviam a solidão;
  • melhoram a qualidade de vida dos moradores;
  • reduzem o estresse;
  • diminuem sintomas de depressão;
  • ajudam no desenvolvimento de crianças — principalmente as autistas e hiperativas.

Obrigações de quem cuida de bichos de estimação

Se você decidiu ser dono de pet, saiba que é importante ter certos compromissos e responsabilidades, adotando alguns cuidados na sua criação. Confira algumas observações:

  • leve para passear uma vez ao dia pelo bairro — principalmente cachorros;
  • deixe o animal ao ar livre por um tempo — principalmente cachorros e gatos;
  • mantenha a vacinação dos animais em dia para evitar o surgimento de doenças;
  • limpe a sujeira deles para evitar doenças e o mau cheiro;
  • ofereça água e alimentos saudáveis e apropriados ao animal;
  • ofereça companhia ao seu pet. Animais podem sofrer com a solidão, por isso, leve-os para brincar com outros bichos.

A ideia de adotar um pet para ter em casa passa na cabeça de muitas pessoas, já que são várias as opções e cada espécie tem suas características particulares. Contudo, antes de escolher um animal, pesquise bem sobre ele. Tenha a consciência de que você deve tratá-lo da melhor forma possível, como se fosse um membro da família.

Você já é dono de algum animal de estimação? O que achou da nossa lista? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários!

Deixe uma resposta