(15) 3532-3523 (15) 998147-0102 | contato@viaparkurbanismo.com

Casa pré-fabricada e casa pré-moldada: conheça as vantagens

De 5 de julho de 2019Construção
Casas Pre

Que a maioria dos brasileiros sonha em ter uma bela casa, isso nós já sabemos. Porém, o que muita gente ainda não sabe é que, hoje, torná-lo realidade pode ser mais fácil. Com a evolução das tecnologias e dos métodos de construção civil, a construção de casas se tornou mais rápida e econômica. Já ouviu falar em casa pré-fabricada e casa pré-moldada? É disso que trataremos no post de hoje.

Esse novo modelo de construção é tendência na Europa, Estados unidos, Canadá e China, mas já existem vários adeptos também por aqui. Então, conheça a partir de agora essa oportunidade e as principais vantagens que ela oferece!

O que é uma casa pré-fabricada?

O modelo de casas pré-fabricadas também é chamado de casas pré-moldadas e representa uma alternativa à tradicional construção de alvenaria. Em vez de terem as paredes levantadas no local, elas são erguidas numa fábrica, com encaixes perfeitos, além de incluir espaços para tomadas, janelas, portas, instalações hidráulicas e elétricas.

Depois de prontas, elas são transportadas para o local da obra, onde são montadas por profissionais especializados. Tudo é feito conforme o projeto previamente elaborado, respeitando o layout, as medidas, os materiais e outras especificações exigidas pelo proprietário.

Esse modelo não é só utilizado na construção de casas. Projetos de arranha-céus já usam essa tecnologia, permitindo a redução de custos e de tempo na obra. Provavelmente, você já deve ter visto vídeos na internet de chineses construindo prédios de 40 e 50 andares em duas ou três semanas, certo? Eles já usam essa metodologia, que também pode ser aplicada na construção de galpões e pontes.

As peças (paredes) podem ser fabricadas com madeira, concreto e até aço, como acontece nas construções à base de contêineres.

Quais são as vantagens da casa pré-moldada?

Agora que você já sabe o que são as casas pré-moldadas e como elas são fabricadas, é hora de descobrir as vantagens de escolher esse modelo de moradia. Separamos as principais, mas, provavelmente, será o suficiente para você considerar a alternativa. Veja abaixo por que esse tipo de construção é tão atrativo!

A construção é bem mais rápida

Após a conclusão do desenho (projeto), uma cópia é enviada à construtora, que, rapidamente, fabrica as paredes e peças complementares sob medida. Elas chegam já prontas ao canteiro de obras, sendo necessário apenas realizar os encaixes. Segundo os especialistas, nesse tipo de obra o tempo de construção pode ser reduzido à metade, se não houver imprevistos.

Mesmo que você escolha um terreno de difícil acesso para erguer a casa, o modelo pré-moldado é melhor, pois apenas uma entrega é feita, diferente da construção tradicional, que demanda a entrega de vários materiais por vez.

Algumas construtoras também oferecem um catálogo com modelos de casas pré-definidos, tendo as peças já em estoque, o que pode acelerar ainda mais o processo de construção. Ou seja, já é possível pensar na produção em escala industrial para o ramo imobiliário.

É mais econômica financeiramente

Nas construções de alvenaria do modelo tradicional, em que todas as paredes são levantadas no local, as despesas podem variar muito, elevando o custo total da obra. Isso acontece porque erros podem exigir refações, períodos longos de chuva podem interromper a construção por dias e outros imprevistos podem causar o desperdício de materiais e pagamentos extras de mão de obra.

Ao optar por adquirir uma casa pré-fabricada, por outro lado, esses imprevistos não acontecem, mantendo a casa com um custo fixo. As peças são produzidas em galpões fechados, devem chegar na data combinada e serem montadas no mesmo dia. O custo só será elevado se o proprietário quiser adicionar outros componentes e peças. Mas, no geral, você assina um contrato já sabendo quanto a casa vai custar antes dela ser construída.

Então, além de evitar o desperdício excessivo de materiais, você pode economizar bastante com a mão de obra, que, inclusive, já tem o valor embutido no preço da casa.

Entrega sustentabilidade

Casas pré-fabricadas são ecologicamente corretas, pois são sustentáveis de várias formas. A primeira delas é que, diferente do que acontece nos canteiros de obras convencionais, o modelo reduz a geração de entulhos, podendo reutilizar as sobras para construir outras peças. A segunda é que economiza muita água, uma vez que a produção é sob medida e não há a necessidade de usar o recurso para fazer a massa de cimento no local.

Outra questão que contribui para a responsabilidade ambiental é o fato de que contêineres abandonados de navios são recuperados, restaurados e estruturados para a criação de casas, hotéis e escritórios em aço. Nesse modelo, as adaptações são mais simples de serem feitas, facilitando o aumento de cômodos ou medidas dos espaços já existentes.

Se você elaborar um projeto de construção de área de lazer residencial, paralelamente, com paisagismo, coleta de água da chuva e uso de energia solar, pode ter uma casa 100% correta ecologicamente, além de reduzir um bom dinheiro com a conta de luz e água.

Permite personalização

Considerando que as paredes são montadas como um quebra-cabeças, as possibilidades de configuração são infinitas, permitindo planejar tamanhos e formas de acordo com as necessidades do projeto. Nesse caso, se você vier a ter um filho e precisar de mais um quarto, fica fácil adicionar o cômodo à casa, já que não precisará derrubar paredes ou realizar uma avaliação estrutural para reformas.

Outra vantagem das casas pré-moldadas é que elas podem receber reboco de cimento, massa corrida e pintura, como nas construções de alvenaria. Dessa forma, se você não quiser manter um visual industrial ou modular, pode agregar uma aparência comum à residência. É por essa versatilidade que, muitas vezes, fica difícil distinguir uma casa pré-fabricada das outras.

É importante lembrar que, mesmo escolhendo essa alternativa de moradia, você não se isenta da necessidade de obter autorizações para obras junto à prefeitura do município. Além disso, vai precisar de um licenciamento ambiental, estudo geotécnico e topográfico do terreno. Então, se a construtora não oferecer um engenheiro civil para elaborar o projeto e supervisionar a obra, terá que contratar um à parte.

Para finalizar, a casa pré-moldada representa uma opção atrativa para quem quer construir rápido e com menor custo. Porém, essas vantagens vão depender do fabricante, dos materiais utilizados e da mão de obra escolhida. Para as construtoras, investir nesse novo modelo deve trazer mais retorno, pois parte da economia pode ser repassada ao consumidor final, aumentando o número de unidades vendidas.

E aí, gostou da novidade? Compartilhe essa informação com os seus amigos nas redes sociais agora mesmo e ajude-os também a realizarem o sonho da casa própria!

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by